O USS Oliver Hazard Perry (FFG-7) foi o navio líder da classe Oliver Hazard Perry de fragatas de mísseis guiados. Ela foi nomeada para Oliver Hazard Perry em homenagem a um herói naval americano que foi vitorioso na Batalha do Lago Erie em 1813. O Oliver Hazard Perry (FFG-7) foi o primeiro navio e, a partir de 2019, o único navio da Marinha dos EUA a ostentar o nome (embora houvesse cinco navios anteriores da Marinha dos EUA nomeados para Oliver Hazard Perry, quatro chamados USS Perry e um chamado USS Commodore Perry).O Oliver Hazard Perry esteve em serviço de 1977 a 1997 e foi desfeito em 2005. A classe foi originalmente concebida como fragatas de mísseis guiados de categoria "baixa" (em comparação com a classe Spruance de alta capacidade) para uso geral e escolta de comboios antiaéreos. Eles foram desconsiderados pela administração Reagan e pelo secretário John Lehman como parte do plano da marinha de 500 navios, mas finalmente se mostraram úteis como navios anti-submarinos se equipados para transportar Seahawks e conjuntos rebocados. O Oliver Hazard Perry foi encomendado da Bath Iron Works em 30 de outubro de 1973 como parte do programa FY73, e foi estabelecido em 12 de junho de 1975, lançado em 25 de setembro de 1976 e comissionado em 17 de dezembro de 1977. Ele foi encomendado como PFG-109, mas foi redesignado como FFG-7 no realinhamento de designação de frota de 1975 em 1º de junho daquele ano. Durante sua cerimônia de lançamento em 25 de setembro de 1976, o navio se viu brevemente preso na rampa de lançamento. O astro de cinema John Wayne apareceu no meio da multidão de dignitários que assistiam, subiu na plataforma da cerimônia de lançamento e deu um empurrão na proa da fragata, que estava começando a se mover levemente. Parecia que John Wayne tinha empurrado um navio de guerra dos Estados Unidos em sua rampa de lançamento. O Oliver Hazard Perry foi um dos poucos navios líderes a ser submetido a testes de choque. Esta série de ensaios realizados no início da vida do navio colocou à prova esta superestrutura de casco de aço/alumínio. A proximidade dos testes fez com que muitos dos suportes e componentes da máquina ficassem deformados ou danificados. Esse dano criou problemas de alinhamento para as equipes de engenharia e sistemas de combate nos próximos anos. O navio exigia regularmente isenções no desempenho da máquina devido ao empenamento de muitos suportes de montagem. Os testes de choque também criaram rachaduras na superestrutura de alumínio que exigiram reparos frequentes. No entanto, isso não afetou a prontidão geral do navio, nem impediu Oliver Hazard Perry de atingir o recorde de mais horas de funcionamento ininterrupto do motor de propulsão principal GE LM2500. Após pouco mais de 19 anos de serviço ativo, Oliver Hazard Perry foi descomissionado em 20 de fevereiro de 1997, em Mayport, na Flórida, sob ordens de seu último comandante, Robert F. Holman. Embora tenha sido atingido em 3 de maio de 1999, o Oliver Hazard Perry foi doado para o museu no antigo estaleiro da Marinha na cidade da Philadelphia, na Pensylvania. Um grupo esperava levá-lo para Toledo, Ohio, como um navio museu e um memorial para a Batalha do Lago Erie. Como o grupo não conseguiu apresentar um plano financeiro viável a tempo, o Perry foi vendido para sucata em dezembro de 2005.
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