O Bismarck foi o primeiro navio couraçado alemão da Classe Bismarck operado pela Kriegsmarine. Batizado em homenagem ao chanceler Otto Von Bismarck, um dos grandes responsáveis pela unificação da Alemanha em 1871. A construção do navio teve início nos estaleiros da Blohm & Voss em 1º de julho de 1936, sendo lançado dois anos e meio depois em 14 de fevereiro de 1939. A sua construção foi finalizada em 24 de agosto de 1940, quando foi comissionado para a frota alemã. O Bismarck e o seu irmão Tirpitz foram os maiores navios de guerra construídos pela Alemanha Nazista, e dois dos maiores navios construídos por uma potência europeia. Durante a sua carreira de oito meses sob o comando de seu único capitão, Ernst Lindemann, o Bismarck participou em apenas uma operação ofensiva, a Operação Rheinübung em maio de 1941. O navio, juntamente com o cruzador pesado Prinz Eugen, deveria seguir para o Atlântico Norte e atacar navios mercantes aliados que se dirigiam para o Reino Unido. As duas embarcações foram detectadas várias vezes perto da Escandinávia, com unidades navais britânicas sendo enviadas para bloqueá-las. O Bismarck enfrentou e atingiu em cheio o HMS Hood, o grande orgulho da Marinha Real Britânica, e forçou a retirada do HMS Prince of Wales em 24 de maio de 1941 durante a Batalha do Estreito da Dinamarca. Entretanto, o Bismarck foi atingido três vezes e sofreu uma avaria na proa, perfurando um dos tanques de combustível. A destruição do Hood iniciou uma perseguição implacável pela Marinha Real, que envolveu dúzias de navios. Dois dias depois, enquanto navegava para um porto na França Ocupada, o Bismarck foi atacado por aviões torpedeiros Fairey Swordfish que descolaram do porta-aviões HMS Ark Royal; um dos torpedos atingiu a popa do navio, destruindo um dos lemes e seu mecanismo, tornando-o inoperável. O Bismarck foi destruído na manhã seguinte por navios britânicos. A causa do seu naufrágio é controversa: por muitos anos a Marinha Real afirmou que os torpedos disparados pelo HMS Dorsetshire foram fatais, enquanto que os sobreviventes alemães afirmam terem recebido ordens para afundá-lo. Robert Ballard descobriu os destroços em junho de 1989, sendo seguido por várias outras expedições que pesquisaram os restos do Bismarck para documentar sua condição e determinar a verdadeira causa de seu naufrágio. Era um navio de 251m de comprimento impulsionado por 12 caldeiras Wagner e 3 turbinas à vapor. Levava 4 hidroaviões Arado Ar 196 e 2.200 homens.
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